PROJETO COM JOGOS DIDÁTICOS PARA AUXILIAR NA ALFABETIZAÇÃO
· PROBLEMATIZAÇÃO
A escola enfrenta muitos desafios quando se fala em alfabetizar. Esta é
uma fase onde os alunos precisam desenvolver habilidades que irão
refletir diretamente na sua vida futura, sendo assim alfabetizar de
forma prazerosa e participativa é fundamental. Diante dessa
problemática, se faz necessário a utilização de diferentes jogos
pedagógicos para auxiliar nesse processo de alfabetização.
· SUBTEMA: Alfabetizando no Laboratório de Informática .
· JUSTIFICATIVA:
Fazer com que este momento seja algo prazeroso e ao mesmo tempo
desafiador é uma das intenções do Projeto Alfabetizando no Laboratório
de Informática que além de ampliar o nível de leitura de cada aluno,
busca prepará-lo para o mundo letrado de forma que suas vivencias
sociais e individuais interfiram diretamente no seu processo de
alfabetização.
· METODOLOGIA:
Ler e escrever através de diferentes Jogos Pedagógicos envolvendo o
computador; Desenvolver habilidades de leitura e escrita com as
resoluções dos jogos; Dinamizar o processo de leitura e escrita com o
uso do computador; Despertar o interesse e a participação dos alunos nas
diferentes atividades propostas.
· OBJETIVOS:
Reconhecer as letras do alfabeto. Construir palavras, frases e textos.
Fazer uso da leitura para o domínio da linguagem oral e escrita. Conhecer diferentes jogos, percebendo-os como auxílio na ampliação da leitura e da escrita.
· CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Finalização das atividades com a leitura de diferentes textos, fazendo
interação com a família para poder acompanhar a evolução no processo de
ensino aprendizagem dos educandos.