sexta-feira, 15 de junho de 2012

PROJETO COM JOGOS DIDÁTICOS PARA AUXILIAR NA ALFABETIZAÇÃO

PROJETO COM JOGOS DIDÁTICOS PARA AUXILIAR NA ALFABETIZAÇÃO

·  PROBLEMATIZAÇÃO A escola enfrenta muitos desafios quando se fala em alfabetizar. Esta é uma fase onde os alunos precisam desenvolver habilidades que irão refletir diretamente na sua vida futura, sendo assim alfabetizar de forma prazerosa e participativa é fundamental. Diante dessa problemática, se faz necessário a utilização de diferentes jogos pedagógicos para auxiliar nesse processo de alfabetização.

·   SUBTEMA: Alfabetizando no Laboratório de Informática .

·  JUSTIFICATIVA: Fazer com que este momento seja algo prazeroso e ao mesmo tempo desafiador é uma das intenções do Projeto Alfabetizando no Laboratório de Informática que além de ampliar o nível de leitura de cada aluno, busca prepará-lo para o mundo letrado de forma que suas vivencias sociais e individuais interfiram diretamente no seu processo de alfabetização.

·  METODOLOGIA: Ler e escrever através de diferentes Jogos Pedagógicos envolvendo o computador; Desenvolver habilidades de leitura e escrita com as resoluções dos jogos; Dinamizar o processo de leitura e escrita com o uso do computador; Despertar o interesse e a participação dos alunos nas diferentes atividades propostas.
·  OBJETIVOS: Reconhecer as letras do alfabeto. Construir palavras, frases e textos. Fazer uso da leitura para o domínio da linguagem oral e escrita.  Conhecer diferentes jogos, percebendo-os como auxílio na ampliação da leitura e da escrita.
·  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Finalização das atividades com a leitura de diferentes textos, fazendo interação com a família para poder acompanhar a evolução no processo de ensino aprendizagem dos educandos.